-
Arquitetos: David Martínez | Tangram Arquitectura + Diseño
- Ano: 2020
-
Fabricantes: 78 Interior Construction, ALL PLAN, Arkoslight, GLS CONSORCIO DEL HORMIGÓN, S.L.U., ITESAL, Panasonic, Placo saint-gobain, Roca, Tarkett, Tres, Trimble
Descrição enviada pela equipe de projeto. 78 Seventy Eight é uma empresa de Zaragoza com sucesso internacional, em processo de expansão. Devido ao crescimento, houve a necessidade de buscar uma nova sede para marca, portanto David Martínez | Arquitetura Tangram + Design reformaram e converteram um antigo armazém industrial nas novas instalações da empresa.
Imerso num ambiente com identidade industrial, o galpão se caracteriza por um espaço interno versátil e isento de pilares, graças a uma série de treliças metálicas integradas, com uma cobertura de sheds, que banham o espaço interno com a luz natural através de amplas claraboias. Os acabamentos sóbrios e um amplo espaço externo definem a construção, que após adormecida, está prestes a recuperar todo o seu esplendor.
A singularidade do volume pré-existente marcará, sem dúvida, as linhas gerais do projeto. Em suma, transforme a amplitude interna de um galpão em um amplo espaço de trabalho comum, integre ao perfil de identidade do edifício antigo e acrescente o espaço externo como parte indispensável do todo. A proposta está dividida em três linhas principais de ação:
a) A incorporação do espaço externo ao projeto, convertendo o antigo estacionamento numa barreira natural, que permitirá o seu isolamento do ambiente hostil, criando um entorno controlado, mais humano e natural. A nova área verde desloca-se para o interior, explorando um espaço anteriormente fechado, e abrindo um grande pátio, onde se diluem o exterior e o interior.
b) Longitudinalmente, e como continuação do exterior, foi posicionada uma grande área de trabalho aberta, onde as diferentes áreas vão se instalando gradativamente. Em primeiro plano e com relação direta com o pátio: a recepção, o escritório e um conjunto de espaços informais, que favorecem a interação e colaboração entre os colaboradores. Em segundo plano, as atividades mais tradicionais dispostas sob a grande claraboia central, em forma de bancos perpendiculares à fachada e delimitados na parte posterior pelas mesas de trabalho, garantindo com esta distribuição a vista para externa de todos os colaboradores através de uma grande janela.
c) As texturas existentes no depósito, como a argila térmica exposta e suas diferentes superfícies, a madeira natural do pinho americano, a presença de vegetação constante, a transparência e os reflexos do vidro, assim como a luz das claraboias, que configuram uma sensação de calor, somadas a uma solução de acústica, resultam em um ambiente de trabalho agradável.